MODERNIDADE É HUMANIDADE
Pensar qual o processo de desenvolvimento que queremos é um dos
pontos fundamentais da Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento. Temos
uma massa de desempregados de "quarto mundo" enquanto a classe
empresarial, ao pensar em emprego, pensa
5 em um mercado para país de "primeiro mundo". Quando pensamos em
emprego pensamos em crescimento, em integração no processo produtivo?
O que passa exatamente pela cabeça da sociedade e dos empresários que
convivem com a fantástica situação dos países do primeiro mundo que têm
um PIB sensacional... e o desemprego igual?
10 O grande desafio colocado hoje, principalmente para a ciência e a
tecnologia, é: como podemos pensar uma sociedade onde haja lugar,
espaço e ocupação para todos os seus membros? Um processo capaz de
incorporar e não de excluir e marginalizar, até porque não inventamos
ainda uma sociedade onde 5% trabalham e 95% vivem de bolsa de estudo,
15 ou de bolsa de consumo. Seria uma forma de distribuir a riqueza, dar
"vale cidadania" pra todo mundo. O sujeito iria com o seu vale e teria
saúde, educação, bolsa de alimentação. Sem dúvida, um quadro
formidável, mas totalmente irreal.
O problema imediato é pensar primeiro o desenvolvimento
20 humano. É essa a grande questão que desafia a ciência e, portanto, as
pesquisas e a tecnologia a terem como principal parâmetro a sociedade. Na
verdade, estamos diante de uma questão ética. A quem serve nosso
conhecimento? A quem serve a economia? Para quem exatamente
pensamos o desenvolvimento? Para darmos respostas a estes problemas,
25 fica impossível olhar pelo retrovisor. É preciso pensar o futuro, em
como reinventar a sociedade, isto é, as relações culturais e econômicas e as
relações de poder. Com essa visão, a ciência e a tecnologia podem
perfeitamente questionar o mundo atual e contribuir para criar um novo,
porque este, definitivamente, não está dando certo.
30 O que é importante perceber é que estamos hoje diante da consciência
de que o desenvolvimento humano se constitui no grande desafio
moderno. Modernidade é humanidade. E essa visão só é possível para
quem pensa a sociedade do ponto de vista ético. (...)
Ironias à parte, entendo que, deste ponto de vista, a
35 contribuição das universidade e também do mundo empresarial, apesar
de sua visão imediatista e muito ligada ao primeiro mundo, é da maior
importância, porque, quando qualquer setor coloca como questão central a
estabilização da economia, faz aterrissar no centro de nossa agenda um
problema, quando a questão central é: como eliminar, num prazo digno, a
40 miséria, a indigência e a fome? E é para isso que inteligências e
vontades têm que se dirigir.
Quando colocamos o emprego como arma contra a miséria,
apontamos caminhos e saímos Brasil afora cobrando essa resposta, porque
não temos mais tempo. Estamos correndo contra o tempo, contra
45 esta tragédia que se estabeleceu no país. O Brasil não pode mais
aumentar a sua taxa de indigência, sua massa de indigentes. Não falamos
mais de pobreza e sim de indigência - o estado extremo da miséria.
A Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e a Ação pelo
Emprego e o Desenvolvimento existem, crescem e ecoam hoje em
50 milhares de comitês, na mais densa corrente de solidariedade já
construída nos últimos tempos, porque - mesmo sabendo que está fazendo
o caminho da história pela contramão - a sociedade brasileira confia na
mudança. (HERBERT DE SOUZA - Adaptado)
1) Pode-se depreender da leitura do primeiro parágrafo que: pontos fundamentais da Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento. Temos
uma massa de desempregados de "quarto mundo" enquanto a classe
empresarial, ao pensar em emprego, pensa
5 em um mercado para país de "primeiro mundo". Quando pensamos em
emprego pensamos em crescimento, em integração no processo produtivo?
O que passa exatamente pela cabeça da sociedade e dos empresários que
convivem com a fantástica situação dos países do primeiro mundo que têm
um PIB sensacional... e o desemprego igual?
10 O grande desafio colocado hoje, principalmente para a ciência e a
tecnologia, é: como podemos pensar uma sociedade onde haja lugar,
espaço e ocupação para todos os seus membros? Um processo capaz de
incorporar e não de excluir e marginalizar, até porque não inventamos
ainda uma sociedade onde 5% trabalham e 95% vivem de bolsa de estudo,
15 ou de bolsa de consumo. Seria uma forma de distribuir a riqueza, dar
"vale cidadania" pra todo mundo. O sujeito iria com o seu vale e teria
saúde, educação, bolsa de alimentação. Sem dúvida, um quadro
formidável, mas totalmente irreal.
O problema imediato é pensar primeiro o desenvolvimento
20 humano. É essa a grande questão que desafia a ciência e, portanto, as
pesquisas e a tecnologia a terem como principal parâmetro a sociedade. Na
verdade, estamos diante de uma questão ética. A quem serve nosso
conhecimento? A quem serve a economia? Para quem exatamente
pensamos o desenvolvimento? Para darmos respostas a estes problemas,
25 fica impossível olhar pelo retrovisor. É preciso pensar o futuro, em
como reinventar a sociedade, isto é, as relações culturais e econômicas e as
relações de poder. Com essa visão, a ciência e a tecnologia podem
perfeitamente questionar o mundo atual e contribuir para criar um novo,
porque este, definitivamente, não está dando certo.
30 O que é importante perceber é que estamos hoje diante da consciência
de que o desenvolvimento humano se constitui no grande desafio
moderno. Modernidade é humanidade. E essa visão só é possível para
quem pensa a sociedade do ponto de vista ético. (...)
Ironias à parte, entendo que, deste ponto de vista, a
35 contribuição das universidade e também do mundo empresarial, apesar
de sua visão imediatista e muito ligada ao primeiro mundo, é da maior
importância, porque, quando qualquer setor coloca como questão central a
estabilização da economia, faz aterrissar no centro de nossa agenda um
problema, quando a questão central é: como eliminar, num prazo digno, a
40 miséria, a indigência e a fome? E é para isso que inteligências e
vontades têm que se dirigir.
Quando colocamos o emprego como arma contra a miséria,
apontamos caminhos e saímos Brasil afora cobrando essa resposta, porque
não temos mais tempo. Estamos correndo contra o tempo, contra
45 esta tragédia que se estabeleceu no país. O Brasil não pode mais
aumentar a sua taxa de indigência, sua massa de indigentes. Não falamos
mais de pobreza e sim de indigência - o estado extremo da miséria.
A Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e a Ação pelo
Emprego e o Desenvolvimento existem, crescem e ecoam hoje em
50 milhares de comitês, na mais densa corrente de solidariedade já
construída nos últimos tempos, porque - mesmo sabendo que está fazendo
o caminho da história pela contramão - a sociedade brasileira confia na
mudança. (HERBERT DE SOUZA - Adaptado)
a) há, no país, uma massa de desempregados de "quarto mundo" aguardando uma oportunidade de se incorporar à classe empresarial.
b) há um descompasso entre as expectativas dos empresários quanto ao mercado e o nível dos desempregados.
c) para o autor, é a massa de desempregados de "quarto mundo" que fará subir o PIB nacional.
d) ao pensar em mercado de primeiro mundo, a classe empresarial demonstra ignorar o problema do desemprego.
e) a Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento foi criada para que pudesse haver a estabilização da moeda.
2) Em "Seria uma forma de distribuir a riqueza, dar ’vale cidadania’ pra todo mundo". (/. 15/16), a expressão sublinhada reflete uma ironia do autor porque:
a) a cidadania não é conquistada através de um vale.
b) a riqueza, num país, distribui-se por meio de donativos.
c) a distribuição de vales não admite a exclusão social.
d) as bolsas de consumo propiciam as transformações sociais.
e) os subsídios desfazem a desigualdade social.
3) No quarto parágrafo o autor afirma: "Modernidade é humanidade. E essa visão só é possível para quem pensa a sociedade do ponto de vista ético." (/. 32-33). Assinale a opção que NÃO confirma esta idéia.
a) Um país avança e se desenvolve satisfatoriamente quando há a adequada integração da sociedade ao processo produtivo.
b) Ciência e tecnologia constituem fatores indispensáveis ao desenvolvimento, se tiverem como parâmetro a sociedade.
c) O crescimento de um país se dá à medida que há a prioridade para o desenvolvimento humano.
d) O emprego deve ser sempre planejado em função do tipo de desenvolvimento que se quer para o país.
e) O crescimento de um país mede-se pelo comportamento de primeiro mundo, demonstrado pela sociedade.
4) Leia atentamente a afirmativa:
A exclusão social poderá ser afastada pela. Analise os trechos abaixo, preenchendo os parênteses com (V) ou (F), conforme completem a afirmativa dada de modo verdadeiro ou falso, segundo o sentido geral do texto. A seqüência correta é:
( ) possibilidade de ocupação para todos os membros da sociedade
( ) distribuição equânime da riqueza
( ) alienação do indivíduo do processo produtivo
( ) eliminação da taxa de indigência
( ) volta aos processos de desenvolvimento do passado
a) F-V-V-V-F
b) F-F-V-F-F
c) V-V-F-V-F
d) V-V-F-V-V
e) V-V-V-F-V
5) Os textos I e II apresentam como preocupação comum o (a); (Para resolver esta questão, é necessário voltar ao texto anterior, n° XCIV, pois ambos pertencem à mesma prova.)
a) desenvolvimento da tecnologia
b) questionamento da modernidade
c) competição entre os produtores
d) distância entre as camadas sociais
e) distribuição de parcelas do poder entre as classes
"A nossa sorte não se encontra fora de nós, mas antes em nós mesmos e em nossa vontade."
como saber as respostas do questionario
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